quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Oficina de Mobilização em Vitória

Foi com muita alegria e animação que ocorreu ontem, dia 27 de agosto, em Vitória, a I Oficina de Mobilização para as escolas do Espírito Santo. Foram 15 escolas que participaram.




"sobre os sonhos...

Conhecendo atletas, chefs de cozinha, cantoras e atrizes, gente que quer casar, gente que quer viajar, criança cujo sonho mais lindo foi de que estava num jardim. Músicos, médicos, esses são os jovens falando... alguns professores que sonharam em ser PROFESSORES! "
Claudia Sintoni

Coordenadora do Programa Rede Escolaí em São Paulo


"Muito boa a oficina de ontem. Deu novo ânimo, esperamos que a chama que foi acesa aí não se apague jamais. Aqui as coisas estão a todo vapor. A turma está super motivada."

Maria de Lourdes Mantovanelli
EMEIEF João Batista Celestino, de Guarapari



Para saber mais visite o site do pessoal da Atitude Inicial, que desenvolveu a 
Oficina de Mobilização:

Facebook                          Inspirando Atitudes


E você, participante em São Paulo, já fez sua inscrição?
 Ainda dá tempo. A Oficina será no dia 30, sexta feira.

Até lá!

sexta-feira, 16 de agosto de 2013


Oficina de Mobilização


As escolas estão iniciando a Gincana da Comunidade Educativa e para aumentar a animação convidamos você para participar da 1ª Oficina de Mobilização do Programa Rede Escolaí.


As inscrições já estão abertas. O processo é online e o link para preenchimento está sendo enviado para a Direção das Escolas pelos Alicerces das Diretorias de Ensino de São Paulo e das Secretarias de Educação do Espírito Santo.

Oficina no Espírito Santo

Data: 27/08/2013
Horário: 8h30 às 16h
Local: Centro de Treinamento Dom João Batista
Endereço:  Alameda Irmã Nieta, s/nº, Praia do Canto – Vitória - fone: 3227-5522
Responsável pela Oficina: Atitude Inicial
O almoço será oferecido pela Fundação Otacílio Coser.
Cada escola possui 3 vagas, sendo um professor (Pilar), um aluno (Reporteen) obrigatoriamente, e um terceiro, a critério da própria escola: pode ser alguém da direção, da coordenação, outro professor, aluno ou alguém da família desde que esteja envolvido com as atividades da Gincana da Comunidade Educativa.
As escolas devem preencher a inscrição até o dia 23 de agosto de 2013.

*    *    *

Oficina em São Paulo

Data: 30/08/2013
Horário: 8h30 às 16h
Local: Largo do Arouche, 302 - 16o. andar (Secretaria da Educação do Estado de São Paulo)
A oficina será realizada pela Produtora Cultural Social A Banca - Audácia Jovem com Ação
O almoço será oferecido pela Fundação Otacílio Coser.
Cada escola possui 3 vagas, sendo um professor (Pilar), um aluno (Reporteen) obrigatoriamente, e um terceiro, a critério da própria escola: pode ser alguém da direção, da coordenação, outro professor, aluno ou alguém da família desde que esteja envolvido com as atividades da Gincana da Comunidade Educativa.
As escolas devem preencher a inscrição até o dia 27 de agosto de 2013.


Qualquer dúvida, estamos à disposição. Entre em contato pelo e-mail:  redeescolai2013@gmail.com


Procure a Direção da Escola
 e
 P A R T I C I P E !

quinta-feira, 15 de agosto de 2013


Início legal


A Professora Maria de Lourdes Mantovaneli, diretora da EMEIEF João Batista Celestino, nos relatou que estão a todo vapor com a Rede Escolaí. Eles iniciaram a gincana hoje, 15/08, às 8h, mobilizando todos da escola para receber a comunidade e parceiros. Contaram com a presença da Penha Bulloto, da Secretaria Municipal de Educação de Guarapari e do pessoal do Parque Estadual Paulo César Vinha, que entregou o livro “Preservando Nosso Quintal” para a turma do 5º ano.


Mural de abertura



Parabéns pela iniciativa e animação pessoal!


quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Primeiros passos


Após a adesão da escola ao Programa Rede Escolaí é muito importante divulgá-lo para os alunos, professores, pais, voluntários, instituições de entorno, enfim, para toda a comunidade. Os materiais para essa divulgação são os cartazes da gincana, as cartilhas que se encontram no pen card e este blog.

As coordenadoras do programa já iniciaram as visitas nas escolas para levar os materiais e orientar a gincana. 

O segundo momento é formar um bom grupo de trabalho, conhecer o percurso que sua escola irá desenvolver na gincana e distribuir as tarefas. Há uma orientação neste blog, matéria de 17 de junho, sobre como montar este grupo: Você já formou o time em sua escola?

Para estimular a participação de todos na gincana  você também não pode perder a Oficina de Mobilização que acontecerá no mês de agosto. As inscrições serão abertas em breve.

As escolas que estão pela primeira vez no programa deverão seguir o Percurso I da Gincana. E a primeira tarefa “Semeando o Saber” propõe que o grupo de reporteens e pilares (os líderes da gincana na escola) se aproprie do conhecimento das cartilhas  e passe adiante esse conhecimento, ou seja, que trabalhe com os conteúdos com os outros alunos, professores, pais e demais pessoas da comunidade.  Pode ser até com outra instituição que esteja interagindo com a escola.

O conteúdo do pen card é formado pelas cartilhas dirigidas aos adolescentes, aos professores e aos pais. Faz parte também um volume com a sistematização do programa, relatando toda sua trajetória e missão e outro volume com o Guia da Gincana.

Este material, longe de ser um receituário, é um convite à participação solidária e produtiva de educadores, familiares e escolares. É um primeiro passo para envolver as famílias e ajudar as crianças e adolescentes a darem cada vez mais certo na sala de aula e na vida. As cartilhas foram construídas e pensadas para servir como um elemento facilitador no processo de desenvolvimento educativo, tanto no sentido de aprender como ensinar. No caminho rumo ao sucesso de ambos. Elas foram produzidas pelo saudoso Professor Antonio Carlos Gomes da Costa. O Guia da Gincana foi produzido pela Cenise Monte Vicente.

Com base nestas cartilhas as escolas do Percurso I deverão multiplicar e divulgar seus conteúdos para toda a comunidade da forma mais criativa e eficiente possível. Apresentações teatrais, palestras, mesas redondas, rodas de discussão, jogos educativos, jornais, murais, meios eletrônicos, enfim, todas as estratégias são bem-vindas para a realização desta tarefa.




Além do pen card as cartilhas estão disponíveis também no site da FOCO.