sexta-feira, 29 de novembro de 2013

A Escola Deolinda Lage

A Professora Glayse, da EMEF Professora Deolinda Lage, de Conceição da Barra, ES, nos enviou os relatos das atividades desenvolvidas lá. Eles estão no Percurso III da Gincana.

"Projeto Cidadão Ecológico – Os alunos da EJA, foram realizar na forma prática os conhecimentos adquiridos sobre meio ambiente e sustentabilidade, na localidade de Costa Dourada – Mucuri/BA, aonde ficaram acampados por 3 dias no período 30/05 a 01/06/2013. Interagindo com os moradores e pescadores, aonde levaram o seu conhecimento sobre conservação e tiveram aulas com os pescadores que foram parceiros neste evento. De volta a escola, os alunos juntaram todo o seu aprendizado e inverteram os papéis com os professores, mostrando aos alunos o que aprenderam e o que ensinaram. Tivemos a voluntária Celenise Fernandes, que cozinhou para todo o acampamento. Atividade aonde os alunos aprenderam que as individualidades perfazer a força do grupo. Responsáveis: Profª Glayse O. dos Santos, Celenise Fernandes, Supervisora Ana Claudia Fernandes."





Festa da Primavera



"Um evento realizado com a presença da comunidade, participando ativamente no decorrer da festa. Tivemos a apresentação do dançarino Murilo Gagha, que é voluntário em ensinar aulas de danças e coreografias em nossa escola. O evento teve a premiação da Garota e Garoto Primavera, com a participação do Júri Comunidade. O evento contou com a participação de toda equipe escolar, que trocaram as suas plataformas profissionais e se empenhou ao máximo no sucesso da festa. Os alunos se divertiram a valer, e a renda arrecada foi para usar no Dia das Crianças e no Dia do Professor. Os pais contribuiram com doces e salgados para a barraca da 8ª série arrecadar fundos para a formatura, e esse povo participou. Estão todos de parabéns!"
 

 ARTE E CULTURA - APRENDENDO A SUA HISTÓRIA

"Aprendendo a sua história, com dons e tons na arte do fazer, aprender e voluntariar. Mês de Agosto • Atividades desenvolvidas com o Projeto Folclore - Equipe Pedagógica do Turno Vespertino. • Fazendo Arte na reciclagem de latas e vidros com a Voluntária em nossa escola, cedida pelo SESI/SENAI."





A FESTA DO PIJAMA




"A festa do Rei e da Rainha do Pijama Peça teatral que reuniu a EMEF Profª Deolinda Lage, CEMEI de Sant' Anna, e comunidade num evento aonde as crianças eram os atores, e aprenderam produzindo através das Artes Cênicas, o respeito às diferenças individuais, mas que perfazem o sucesso de um grupo."




 HOMENAGEANDO OS PROFESSORES 

"Os alunos homenagearam os professores, articulando uma gincana entre os professores, com brindes aos ganhadores das tarefas. Muito show! Essa inversão de valores, essa ludicidade no aprender e ensinar."


Divertindo e Aprendendo.

P A R A B É N S  pessoal!

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

O pós-percurso IV na Escola Antonio Caputo


A reporteen Joyce nos relatou tudo o que aconteceu na trajetória da Escola Estadual Antonio Caputo, de São Bernardo do Campo.

Lembramos que nesta fase da gincana, a escola já concluiu o  Percurso IV, e portanto, passa a fazê-lo permanentemente, ou seja,  a comunidade educativa continua participando do planejamento da escola, acompanhando seus indicadores, seu desempenho em relação ao aprendizado dos alunos. Continua o desafio de manter a mobilização e a motivação. Ao mesmo tempo, a escola começa novamente a Gincana com os alunos que são novos na escola e não viveram a experiência. Assim, a escola mantém mais uma vez o Percurso IV e começa a refazer os demais percursos. A Escola Antonio Caputo refez em 2013 os Percursos IV e I, conforme nos conta a Joyce:

"A EE Antonio Caputo é uma escola que desde que iniciou sua participação  nas gincanas do PEV, atual Rede Escolaí, vem  vivenciando um crescimento significativo na interação entre alunos, comunidade e equipe escolar. Embora sejam mudanças pequenas de ano para ano, já que com a entrada de cada ano, novos alunos iniciam a jornada, desconhecem os trabalhos da escola e, por isso, há dificuldades na realização dessas atividades. Ainda assim, muito já foi feito e muitas conquistas já foram alcançadas. Temos algumas equipes que realmente se empenham, tanto de professores como de alunos e são elas que fazem as coisas acontecerem."

PERCURSO I  

NOSSA  HISTÓRIA

"A 1ª tarefa do percurso I foi realizada pelos alunos do 9º ano do período da manhã. A professora Núria de História os orientou.

Foram feitas pesquisas sobre o Subdistrito de Riacho Grande, seus fundadores, e a origem do nome da escola.

Além das pesquisas feitas pelos alunos,  uma grande exposição de fotos, feita pelo professor de Arte,  Francisco Rita dos Santos, está à disposição de todos nas paredes da escola.

São fotos de vários eventos realizados, ao longo de nossa história, de antigos alunos e funcionários, que hoje se espalharam  pelo Brasil afora." 

INVERSÃO DE PAPÉIS

"O professor José Eduardo, de Ciências, deixou a sua aula por conta de suas alunas do 9º ano, que prepararam um conteúdo especial para trabalhar com a classe."

AS PRAÇAS

"A professora de ciências, Alessandra, com seus alunos do 6ºano, foi ao jardim da escola e deu uma verdadeira aula de ecologia e respeito à natureza. Lá, eles recolheram os detritos de plástico e vidro, retiraram as ervas daninhas e escolheram um cantinho especial para plantar algumas mudinhas de hortaliças."

PERCURSO IV

"Neste percurso, pouco foi feito, mas a qualidade do trabalho realizado superou as expectativas. A ideia era organizar as três ações para melhorar o resultado do IDESP com algumas atividades voltadas para os conteúdos estudados até então; seriam elas: um concurso de conhecimentos, com o tema Sustentabilidade, para o Ensino Médio; uma gincana interna, para o Ensino Fundamental, a Gincana do Saber; e uma apresentação literária, chamada Sarau Literário. Mas, apesar dos esforços, apenas uma atividade foi efetivamente realizada: o Sarau Literário.

Mas foi um trabalho como poucos, na qualidade e no empenho de todos. Os alunos se dedicaram de uma forma surpreendente, seus pais, mesmo à distância, deram um suporte muito grande, providenciando tudo o que seus filhos precisavam: roupas, máscaras, papelarias, fantasias, enfim, tudo o que pudesse servir para o melhor desempenho dos alunos. Os professores orientaram com muito interesse e cederam algumas de suas aulas para pesquisas e ensaios.

O resultado foi um evento de muita qualidade, com apresentações de músicas, danças, declamações de poesias, paródias e peças teatrais. Os professores Francisco e Jorge acompanharam todo o evento com músicas de época, pois cada apresentação representou um período da literatura, desde o medieval até o contemporâneo."

CONCLUSÃO

"Ainda que as atividades tenham sido realizadas de forma parcial, houve muito aprendizado e muitas das tarefas realizadas nas gincanas anteriores têm sido incorporadas nas práticas cotidianas de alguns professores, tão benéficas que foram para o crescimento dos alunos. Talvez uma das maiores dificuldades para atingir um melhor resultado seja ainda conseguir mobilizar a todos e poder contar com um maior envolvimento da equipe escolar."





Incorporação dos percursos no cotidiano escolar.
Meta alcançada!

P A R A B É N S  pessoal !




quarta-feira, 27 de novembro de 2013

A Escola Arlindo Gobbi

A Professora Maria da Penha Astori, diretora da EMEIEF Arlindo Gobbi, de Guarapari, nos enviou a apresentação dos eventos realizados na escola nos temas de seu percurso.


Bom para se divertir, praticar e aprender.

Parabéns pessoal!

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Encontro de Encerramento da Gincana


Convidamos você para o encontro de encerramento da Gincana da Comunidade Educativa 2013 


Vitória




São Paulo


Semeando o Saber em Vila Velha



Recebemos o primeiro relato das atividades da UMEF  Leonel de Moura Brizola, de Vila Velha, ES. A Professora Françoise nos conta sobre a animação da escola e como foi a tarefa 1 - Semeando o Saber.

"Foi muito boa a experiência da primeira parte, achamos os pais bem receptivos. Uma das mães presente se candidatou a ser voluntária em uma das fases do percurso e estará na escola ensinando uma receita para os alunos. Também pudemos contar com dois professores voluntariados para serem os pilares desse projeto juntamente com a equipe que já estava formada. A introdução do programa acontecerá de forma gradativa, pois nossa escola está dividida em três turnos. Esta primeira fase realizamos uma reunião com os pais, alunos e professores do turno vespertino e matutino para a divulgação das cartilhas. O projeto está a todo vapor e começa a fazer parte do interesse da comunidade escola. Em breve enviaremos as outras tarefas que já estão em fase de desenvolvimento."


segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Extra... Extra...


A reporteen Amanda Teodoro, da E.E. Deputado Gregório Bezerra, de Diadema, SP,  nos enviou algumas tarefas que foram realizadas por lá. Eles estão no Percurso I. Em primeiro, na tarefa 1 - Semeando o Saber - houve reunião para a divulgação do Rede Escolaí e foram trabalhadas as cartilhas do programa. A tarefa 3 - As praças - está em andamento, com o desenvolvimento do Projeto Horta.








Acompanhe a continuidade do projeto pelo Plano de Ação da Escola.


Valeu pessoal.


Tá ficando muito legal!


sexta-feira, 22 de novembro de 2013

A EMEF Constantino José Vieira


A EMEF Constantino José Vieira, de Guarapari, ES, está realizando o percurso III. A Professora Antonia nos enviou algumas atividades desenvolvidas.


Tarefa 1 - Cultura de paz

PIPA SEM CEROL


"Com o objetivo de trabalhar uma escola de valores e sem violência, a professora Elizabethe Pereira, do 3º ano matutino, elaborou uma atividade com o título: Pipa sem cerol. De forma disciplinar trabalhou com Geografia ( spaço), na Arte usou  um poema, em Matemática, formas geométrica, cores, e assim todo o conteúdo teve culminância no pátio da escola com uma aula livre, onde prazerosamente os alunos tiveram oportunidade de ver que é possível aliar a diversão com a segurança, ou seja soltar pipa sem cerol."



Tarefa 3 - Sucesso na Escola


O Judô como aliado

"Em nossa comunidade escolar havia muita evasão e reprovação escolar, e com a parceria de fazermos o nosso público mais presente a coordenadora Silvana  e o Professor e monitor Daniel, do Programa Mais Educação, tem descoberto em muitos alunos o sucesso através da prática desse esporte. Assim as notas têm melhorado aos poucos, e a evasão acabou."





Tarefa 5 - Arte e Cultura
Uma tarde de teatro

"Sabendo da importância da cultura para nossas crianças e do quanto é importante descobrir através do teatro o prazer pela leitura e criatividade é que nossa escola esteve envolvida em um espetáculo muito interessante. O foco foi a mentira e o respeito. Os alunos amaram. E o turno vespertino esteve todo envolvido."



P A R A B É N S.


Atividades muito legais!



quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Aprendendo com os reporteens


O Professor Leonardo de Jesus Gomes, da E.E. Deputado Salomão Jorge, de Carapicuiba, nos enviou os materiais desenvolvidos pela escola que está no Percurso I da Gincana.

A tarefa 01 - Semeando o saber - foi realizada com a divulgação das cartilhas  pelas professoras pilares Wara e Cristiane, para os reporteens  do 6º ano F, 6º ano J, 8ª série A e 8ª série F- totalizando  21 repoorteens.




A tarefa 5 - Inversão de papéis, foi super legal.  Alguns reporteens fizeram o papel de professor de verdade, lecionando na classe por 50 minutos. Outros trabalharam no atendimento ao guichê e fazendo o papel de inspetor de alunos. A fala dos alunos revelou que realmente foi um papel difícil, e ressaltou a importância da escola.




Na tarefa 07 - Cozinhando na escola, os alunos auxiliaram as cozinheiras do períodos da manhã e tarde preparando o refeitório, servindo as refeições do dia-a-dia  e auxiliando na limpeza local. O que foi muito interessante é que muitos reporteens muitas vezes nem exercem essas tarefas nas suas residências. Eles comentaram: "Como as tarefas das nossas mães não são fáceis!"




Uma grande lição.

P A R A B É N S pessoal!


terça-feira, 19 de novembro de 2013

A Escola Marinalva Aragão e o pós-percurso IV



A Professora Josela, diretora da EMEF Marinalva Aragão Amorim, de Guarapari, ES, nos enviou o relato e fotos das atividades realizadas.

"Em 08/08/2013 iniciamos às 15h as atividades da Rede Escolaí, com uma reunião para divulgação das cartilhas para comunidade. Com a pretensão de chamar a atenção dos responsáveis à responsabilidade  e o envolvimento da família na escola, destacou-se que os alunos necessitam de orientação dos pais e de sua plena participação na vida escolar. A senhora Andriléia relatou que entende a dificuldade, pois  quase todos precisam trabalhar e o tempo é reduzido, entretanto o maior presente e herança para os filhos é a educação,  amor e parceria.



Projetos Educativos
"A escola proporciona diversos momentos onde a família é convidada a prestigiar e participar das ações desenvolvidas como: Sexta Cultural (apresentação teatral, musical e exposição de trabalhos desenvolvidos pelo aluno), apresentação de judô e capoeira (educação integral), plantão pedagógico, projeto de leitura, mostra literária, desfile escolar (tema Trânsito)."




Tarefa 03 /Tarefa 05

As praças e Inversão de papéis

"No dia 25/10/2013 a escola esteve envolvida em uma atividade muito prazerosa: revitalização de um espaço para leitura e lazer “A praça”, com o objetivo de propiciar aos alunos momentos de recreação e descontração inesquecíveis. Contamos com a participação da comunidade, de pais, empresas, voluntários técnicos, alunos e professores. Após todo o trabalho um maravilhoso almoço foi servido, para os envolvidos.
A inversão de papéis aconteceu, pois o serviço de capina, limpeza, plantio foi realizado por professores, pais e alunos durante todo o evento.  Houve troca de conhecimento e muita alegria."




Resgatando histórias infantis com Monteiro Lobato







Momentos de diversão e aprendizagem.

P A R A B É N S !

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

A Escola Maria Carolina no pós-percurso IV


A E.E. Maria Carolina Casini Cardim, de Diadema, já desenvolveu os quatro primeiros percursos da gincana e agora encontra-se no pós-percurso IV.  A escola que conclui o  Percurso IV, passa a fazê-lo permanentemente, ou seja,  a comunidade educativa continua participando do planejamento da escola, acompanhando seus indicadores, seu desempenho em relação ao aprendizado dos alunos. O desafio é manter a mobilização e a motivação. Ao mesmo tempo, a escola começa novamente a Gincana com os alunos que são novos na escola e não viveram a experiência.

A tarefa interna propõe: conhecer os indicadores educacionais da escola, entender os problemas existentes e buscar alternativas para solucioná-los:
  • Planejar três ações com potencial para melhorar os indicadores, considerando linguagem, matemática, ciências;
  • Promover a inclusão de educadores familiares e comunitários nas ações planejadas;
  • Realizar atividades esportivas para pais e filhos no formato de campeonato articulado com as ações para melhoria de indicadores.


A escola Maria Carolina nos enviou o último projeto desenvolvido por lá:

"Os alunos dedicaram-se por dois meses no estudo da cultura alemã, sua história e sua economia, e elaboraram diversos materiais referentes à Historia, à Geografia de Dados Econômica. Em um trabalho interdisciplinar eles tiveram contato com uma cultura que faz parte de nosso dia-a-dia mais do que a princípio podiam julgar e estabeleceram conexões entre o Brasil e a Alemanha. Entre confecção de mapas, bandeiras, levantamento de dados econômicos e históricos, desenhos e construção de painéis e cartazes, o conhecimento da Alemanha foi se avolumando dia após dia, de forma que um pai que só se conhecia através do esporte tornou-se mais familiar, percebendo-se a influência alemã além do que eles poderiam julgar a princípio.

A troca de conhecimentos, o trabalho em grupo, interdisciplinaridade e a construção cultural surgiram como principal produto deste projeto “Viva Alemanha”, de modo que além de única, transformou-se também em um projeto que marcou alunos e professores, bem como todo o ambiente escolar, de forma indelével."

Conheça o projeto na íntegra aqui:




Atividades esportivas desenvolvidas pela escola






Muito legal, pessoal.

PARABÉNS!

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

A Escola Jorge Boueri cheia de cor


A Professora Angela Ferraz, diretora da EMEIEF Jorge Boueri Sobrinho, de Guarapari, ES,  nos enviou os relatos e fotos das tarefas realizadas. A Escola está desenvolvendo o percurso III.

Tarefa 1 - Cultura de Paz

"Foi desenvolvida juntamente com o Projeto da escola sobre Bullying e Projeto Trânsito. No Projeto Bullying, dentre as atividades em sala, tivemos uma palestra para todas as turmas. No Projeto Trânsito além das atividades em sala, a culminância foi com o desfile escolar com o tema: Consciência no Trânsito - um Pacto Pela Vida, no centro da cidade, pelo dia de aniversário de Guarapari – 122 anos, em 19 de setembro."




Tarefa 2 - Comunicação

"Os alunos no laboratório de informática elaboraram o convite para a Mostra de Trabalhos sobre Meio Ambiente, que foi realizada em 23/08/13. Este trabalho teve como objetivo a comunicação entre os alunos e a comunidade para divulgação do evento, que  está no blog da escola. O evento foi aberto à comunidade."




A tarefa 3 – Sucesso na Escola

"Os alunos tiveram a oportunidade de fazer inscrição para o show  de talentos. O evento foi realizado na semana da criança com as apresentações dos alunos."






A tarefa 4 – Voluntariado

"É  Hora de ser voluntário, temos vários voluntários na escola.

Temos alunos do 5º ano que vêm no contra turno colaborar com as turmas de alfabetização, temos a voluntária Alessandra que  desenvolve também com alunos  da alfabetização um trabalho diferenciado com jogos para alunos  com dificuldades de aprendizagem.

A voluntária Maria Elza esteve na turma do 3º ano A  para ensinar a fazer fuxico, que posteriormente foi utilizado na decoração dos vidros para a Mostra de Meio Ambiente.

No mês de setembro tivemos as estudantes de enfermagem, como palestrantes sobre o tema Violência contra Mulher, tema esse tão recorrente a nossa atualidade.

Neste mês de outubro a escola está iniciando o Programa Escola Aberta, programa do Ministério da Educação, onde o trabalho voluntário é feito com a comunidade local.

Aos sábados a Escola é aberta para quem deseja fazer alguma oficina; música, aulas de informática, capoeira e sala de leitura."






Tarefa 5 - Arte e Cultura

Dia 30 de outubro foi realizada a Mostra Literária na escola, que contou com a participação de pais, alunos, professores e funcionários. No Espaço do Leitor todos puderam desfrutar de livros e revistas, também houve apresentações e exposição de trabalhos sobre os escritores: Monteiro Lobato, Maurício de Souza  e Ziraldo. Nosso reporteen David registrou os momentos.



Alegria e criatividade.

P A R A B É N S, pessoal!



terça-feira, 12 de novembro de 2013

Oficinas de Comunicação - desenvolvendo talentos



Professores pilares e alunos reporteens das escolas do Programa Rede Escolaí participaram das oficinas de comunicação que aconteceram em Vitória, ES, e Carapicuiba, SP, em 28 de outubro e 01 de novembro, respectivamente.

 A oficina de Vitória foi apresentada por Mirela Bravo e Thais Gobbo da Varal Agência de  Comunicação  e a oficina de Carapicuiba por Camila Andrade Vaz e Tony Marlon, da Escola de Notícias.

Foram trabalhadas as linguagens da fotografia e texto, focados no conteúdo, no visual e na prática. Os participantes foram incentivados a olhar o mundo com interesse para enxergar as histórias ao seu redor, principalmente na escola e em sua comunidade, e a partir daí criar ideias para expressá-las e compartilhá-las.

Com muita interatividade os grupos vivenciaram, através de suas experiências e histórias anteriores, as relações com as fotografias apresentadas. No debate, os oficineiros foram colocando os principais elementos, as características da fotografia. Com suas próprias câmeras, pilares e reporteens fizeram o exercício de planejar, tirar fotos e refletir sobre elas, conhecer quais sentimentos trazem, quais conexões provocam.

Os oficineiros apresentaram também vídeos, charges e outros textos para trabalharem uma leitura mais atenta a fim de observarem o contexto e elementos da produção textual.

Outro momento da oficina foi a apresentação deste blog por mim, Vera Maganha, professora responsável pela edição do blog e comunicação virtual com as escolas. Destaquei a importância do registro e documentação das atividades da gincana e mostrei os canais de comunicação do programa Rede Escolaí com as escolas: o blog, o e-mail redeescolai2013@gmail.com e o skype. Mandei um recado muito especial para os reporteens e pilares enfatizando que o papel  de planejar - realizar - documentar - compartilhar - analisar - replanejar  cria um ciclo de qualidade e faz nascer projetos cada vez mais enriquecidos.


Momentos da Oficina de Vitória
com a Mirela e a Thais da Varal Agência de Comunicação




Momentos da Oficina de Carapicuiba
com a Camila e o Toni da Escola de Notícias

Áudio do vídeo feito durante a oficina
 pelo Professor Célio Andrade, da E.E. Cecília da Palma Valentim Sardinha



Materiais oferecidos nas oficinas: 

Jornalismo

Textos de referência                                                              Educomunicação



Fotografia

Referências - textos                                                              Referências - ensaios