segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Autor visita a escola



A Professora Lourdes, diretora da EMEIEF João Batista Celestino, de Guarapari, nos contou como aconteceu o encontro:

Tarefa 2 - Juventude Presente

Esta tarefa foi realizada pelos alunos das turmas do Pré II, da Professora Suely, 2º ano A, Professora Katia Marin,  4º ano A, Professora Alair e 5º ano, Professora Fabíola.

As turmas realizaram  uma oficina de leitura  em sala de aula do livro “O menino Ninho e os filhotes de Papagaio” e foi convidado o autor do livro Vercelino João Oliveira  para uma palestra que aconteceu no dia 29 de setembro com todas as turmas do turno matutino.

O autor falou da importância da escola para as crianças e apresentou as obras de sua autoria. O livro “O Menino Ninho e os filhotes de papagaio” nos conta fatos vivenciados por ele na infância que demonstram respeito à vida e ao meio ambiente.

O Reporteen Felipe  entrevistou o autor:

"A história do livro aconteceu na realidade ou foi ficção?"

"Foi uma parte ficção e a outra parte realidade juntamente com a minha vivência. Fui um menino muito curioso que gostava de observar a natureza. Daí surgiu a idéia de colocar essas observações em um livro."

Durante a palestra, os alunos do 4º ano apresentaram um jogral feito a partir do livro. As demais turmas realizaram uma exposição da releitura do livro.

Segundo relato dos professores, o trabalho foi muito importante porque além de conhecer o escritor de um livro, a história está dentro do contexto da vida de seus alunos, oportunizando reflexão dos cuidados com o meio ambiente.








Tarefa 3 - A família aprendiz

Tomando como princípio que sempre é tempo de oportunizar momentos de estudos para quem não pôde  fazê-lo em época certa é que a EMEIEF João Batista Celestino aproveitando a tarefa da gincana da Rede Escolaí, veio proporcionar momentos de estudos para os interessados da comunidade na qual a escola está inserida. Foi realizada uma pesquisa  e apesar de muitos analfabetos, apenas uma senhora demonstrou interesse.

Alunos do 4º ano B juntamente com a Pedagoga Maria dos Anjos e a Professora Lucileia iniciaram um trabalho de alfabetização com a Senhora  Regina Maria de Jesus Brito cujos registros seguem em fotos. Não foi possível os reporteens entrevistarem a aluna neste primeiro momento. O trabalho continuará sendo desenvolvido até que a aluna alcance os objetivos propostos para alfabetização.






Parabéns pelos encontros e iniciativas!

Nenhum comentário: