sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Bem-vinda de volta Escola Maria Veloso Calmon!


A Professora Josela Santos, diretora da EMEIEF Maria Veloso Calmon, de Guarapari, nos enviou as tarefas realizadas. A escola está desenvolvendo o percurso I, pois está retornando ao nosso programa após um ano de ausência.

Tarefa 2 - Nosso Projeto Educativo

Realizamos em nossa escola uma reunião pedagógica na qual foi muito satisfatória, pois contamos com uma boa participação de pais, que puderam conhecer e entender melhor os novos projetos escolares e como serão realizados, o quanto é importante a presença da família na escola, quem são todos os seus funcionários e suas funções, o que é o Programa Mais Educação, além de assistir e tirar dúvidas em uma palestra muito significativa e de extrema valia da conselheira tutelar Mônica.





Tarefa 03 - As praças

O 1º Ano B da Professora Marluce Nôemia dos Santos simplesmente arrasou no seu projeto, que tinha como tema: O poder está em nossas mãos. Desde o inicio das atividades até a apresentação final, foi um projeto muito bem articulado e contou com a efetiva participação dos alunos, pais e voluntários. O objetivo foi conscientizar sobre a importância do como perder peso, meio ambiente e o que podemos fazer para tornar o lugar em que vivemos mais bonito e saudável. Então resolveram começar a mudança pela nossa escola, onde existia um cantinho ao ar livre não muito preservado. Juntos, eles limparam o local, plantaram, utilizaram de materiais reciclados para enfeitar e assim tornaram o lugar mais bonito e agradável.

No dia 31 de agosto, foi realizado na escola um evento comemorando o Dia do Voluntariado. Neste dia, várias pessoas se fizeram presentes, professores, diretores coordenadores, serventes, artesãos da comunidade, funcionários da empresa Samarco, entre outros.

Foi um dia bastante proveitoso, pois tivemos a oportunidade de   transformar nossa escola. Foram plantados pés de palmeira, uma cerca viva de hibiscos, apararam o gramado, colocaram uma linda placa na entrada da escola contribuindo assim para o paisagismo e  tornando o ambiente escolar mais agradável. Os artesãos da comunidade também contribuíram muito, pois além de uma aula prática para os demais, confeccionaram flores artesanais lindas.

Para finalizar o dia, um almoço foi servido pra confraternizar este momento especial.






Tarefa 04 - A História Coletiva

Tudo tem um começo e uma história, e assim também foi com nossa escola, a EMEIEF Maria Veloso Calmon. No dia 19 de agosto convidamos a professora Gilcia Almeida para contar aos alunos um pouco da história desta escola tão querida.

Ela relatou que o Sr. Manoel Gomes observando as dificuldades que algumas crianças tinham de sair do bairro Camurugi para estudar no centro, doou um terreno no bairro para que fosse construída uma pequena escola, que recebeu o nome de Maria Veloso Calmon em homenagem à esposa do famoso médico Dr. Roberto Calmon. A professora Gilcia trouxe também fotos da época e relatou cada detalhe do crescimento da escola.

Hoje a EMEIEF Maria Veloso Calmon, atende confortavelmente cerca de 500 alunos.




Tarefa 05 - Inversão de Papéis

No dia 07/06/2014 foi realizada a Festa da Copa. Foi um evento  preparado com meses de antecedência, envolvendo todos os funcionários da escola. Nesta festa houve apresentação de danças dos alunos, brincadeiras e premiações.

Para que esta festa fosse realizada, contamos com a participação de todos funcionários da escola: alguns professores ajudaram na ornamentação, trabalharam nas barracas de comida, nas barracas das brincadeiras, outros ajudaram na limpeza; a equipe da limpeza ajudou a preparar os alimentos, o pessoal da cozinha ajudou na venda dos produtos do bazar, os coordenadores ajudaram no som e na organização da festa. Também houve o sorteio de uma bicicleta, além de alguns brindes, como camisetas e almofadas. Foi uma festa maravilhosa pois houve o entrosamento e a participação de todos.




Tarefa 07 - Cozinhando na escola

Na semana de alimentação as professoras do Pré I A e B da Educação Infantil, Maria Cláudia Porto e Bethânia Nascimento,  trabalharam com seus alunos a importância dos alimentos, seus nutrientes, cores, entre outros.

Para tornar o trabalho mais satisfatório e o aprendizado mais divertido as professoras pediram para que os alunos trouxessem verduras e legumes de sua preferência e assim os levaram até o refeitório onde eles tiveram a oportunidade de observar o preparo de uma deliciosa sopa. Os alunos ficaram entusiasmados ao observarem cada alimento colocado na sopa e ainda mais quando provaram da mesma, que realmente estava apetitosa.





Empenho e dedicação com muita alegria.

PARABÉNS, pessoal!

Nenhum comentário: