segunda-feira, 13 de outubro de 2014

O ciclo recomeça...


A escola que conclui o  Percurso IV, passa a fazê-lo permanentemente, ou seja,  a comunidade educativa continua participando do planejamento da escola, acompanhando seus indicadores, seu desempenho em relação ao aprendizado dos alunos. Ela tem o desafio de manter a mobilização e a motivação. Ao mesmo tempo, a escola começa novamente a Gincana com os alunos que são novos na escola e não viveram a experiência.
Este é o caso da EMEF Darcy Ribeiro, de Guarapari, que está na fase do pós percurso IV. Ela mantém o percurso IV e está refazendo o percurso I.  A Professora Valeria da Silva Miranda nos enviou algumas tarefas desse percurso.
Tarefa 5 - Inversão de papéis
A escola já vem trabalhando com esta inversão de papéis desde que foi criada, pois todas as festas que acontecem os professores, corpo técnico, alunos, funcionários em geral, costumam participar de forma diferenciada nos eventos. Como exemplo: professores ficam ajudando na cantina, secretários e coordenadores ajudam no caixa, serventes são as decoradoras e fotógrafas.  Alunos e pais participam da sonorização e bazar. Além de muitos funcionários ajudarem na limpeza quando é necessário.




Tarefa 6 - A sabedoria dos pais e/ou responsáveis

Através de alguns projetos desenvolvido na escola Darcy Ribeiro, os alunos tem aula de percussão, violão, capoeira. Dessa forma, os alunos aprendem a manusear vários tipos de instrumentos. Além disso, estamos desenvolvendo o projeto da II Mostra Literária e os alunos do 3º ano, com a ajuda dos profissionais da escola e da mãe de um dos alunos desta turma estão pintando as almofadas, de acordo com as gravuras do livro Pingo D'Água.




Tarefa 8 - Saber fazer voluntário

Convidamos o agente penitenciário Davi para palestrar nesta unidade de ensino, nos turnos matutino e vespertino, que relatou sobre: Violência familiar, Bullying, amizade, respeito ao próximo. Ele falou também sobre o seu  trabalho dentro do presídio.

Já o secretário da escola, o pastor Nilson, palestrou sobre auto estima, também nos dois turnos.

Tivemos o voluntariado da orientadora da escola Patricia que falou sobre HPV e orientação sexual para os alunos dos 6º anos do turno vespertino.

A conselheira tutelar Zoraide  expôs  sobre o ECA para os pais e responsáveis dos alunos dos turnos matutino e vespertino.

No desfile escolar que ocorreu no dia 19 de setembro, dia da cidade de Guarapari, tivemos vários voluntários (pais de alunos e profissionais da escola) para ajudar na confecção das roupas, arrumação dos alunos e participação no desfile.



PARABÉNS pelos trabalhos pessoal!

Nenhum comentário: