segunda-feira, 10 de novembro de 2014

O SARESP/2014 chegou!


O SARESP é um dos indicadores que compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação de São Paulo, o IDESP. Mais do que analisar as escolas, esta avaliação ajuda a monitorar e a traçar planos e metas para o ensino das escolas públicas paulistas. Segundo a Professora Maria Helena Guimarães, ex-secretária de Educação do Estado de São Paulo e criadora do SARESP, "com base nos resultados do Saresp as equipes das escolas podem aprimorar seus projetos pedagógicos e enfrentar os problemas identificados na avaliação, para que seja possível aprimorar a aprendizagem dos alunos."

Até 2012, a prova era aplicada em alunos do 3º, 5º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio. Desde 2013, porém, as crianças do 2º ano do Ensino Fundamental também prestam a prova.

Neste ano as disciplinas a serem avaliadas são Língua Portuguesa, Matemática e Ciências da Natureza (7º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3º série do Ensino Médio). Haverá aplicação de prova de Redação para uma amostra de turmas dos 5º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio de cada rede de ensino.

Além da prova, os alunos devem preencher um questionário com informações sobre suas características pessoais, socioeconômicas e culturais e situação escolar.

Professores, coordenadores e diretores também são solicitados a fornecer dados relacionados ao processo de aprendizagem do aluno, à gestão da escola e à implantação de propostas pedagógicas.

A prova acontecerá em 11 e 12 novembro e avaliará cerca de 2,1 milhões de estudantes.


Ziraldo - O Menino Maluquinho



Desejamos a todas as escolas e estudantes uma excelente prova!

Que os resultados, fruto do trabalho dedicado das escolas, seus profissionais, colaboradores, alunos e seus pais, indiquem o melhor caminho a seguir para o avanço da aprendizagem de todos.



Nenhum comentário: