quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Escola Altair Siqueira faz caminhada pela paz



As últimas tarefas foram enviadas pela EMEF Altair Siqueira Costa, de Serra, ES. Ela desenvolveu o percurso II da Gincana da Comunidade Educativa.

TAREFA 03 - Família aprendiz

No dia 23 de agosto de 2014 foi realizado o Dia da Família na Escola, a fim de unir e criar oportunidades para que a família seja uma parceira da escola. O dia da família na escola é uma soma de responsabilidades e tem por objetivos que os pais interajam e realizem tarefas junto com seus filhos. A idéia surgiu a partir da necessidade de integrar pais e filhos no ambiente escolar de forma efetiva. Estas vivências variadas permitiram um aprendizado com uma quantidade infinita de temas transversais e circunstanciais e, o mais importante, aproxima pais, filhos e a comunidade no processo educativo.

O objetivo da escola é voltar aos poucos a ser um centro de formadores, e não de acúmulo de conhecimento. A sociedade está em mutação e a gente só sobrevive porque se adapta ao mundo. A partir do dia em que houve o dia da família na escola foi notório o resultado de interação e estímulo, o resultado foi a família caminhando junto conosco. Percebemos que nossa escola tem parceiros, e a parceria mais próxima é a família.



Tarefa 4 - Ensinar é arte

É de extrema importância incentivar a criatividade das crianças, nesse caso utilizaram os instrumentos musicais com materiais recicláveis, para aproximar os alunos de sua cultura.

A experiência foi muito gratificante, pois os alunos da escola EMEF Altair Siqueira Costa potencializaram a socialização por meio de grupos de alunos para a apresentação dos trabalhos.

Foi realizado em nossa escola um festival de músicas com materiais recicláveis a fim de incentivar o aluno e induzi-lo a criação de ritmos, sons e sociabilização com materiais recicláveis.

O evento visa abordar vários assuntos. Além da música e da arte, a sustentabilidade. É uma campanha de preservação ao meio ambiente.

O projeto agrega o ambientalismo, adotando iniciativas com objetivo de mobilizar a sociedade. Ações como esta podem influenciar os jovens a cuidarem melhor do planeta. A mudança começa na escola. Mostramos para os alunos a importância da reciclagem e foi proposta a meta de reciclar 10% de todo lixo de sua casa.


Tarefa 05 - Nosso maior gol

CAMINHADA DA PAZ

Despertar no aluno a busca pela paz, por menos violência, mais amor e menos criminalidade foi o objetivo da caminhada da paz.

No bairro Jardim Limoeiro onde se localiza a EMEF Altair Siqueira Costa, a caminhada foi realizada com músicas, promulgando a paz. Cartazes, faixas, alunos e profissionais de todo o segmento da escola se uniram clamando por menos assaltos, tiros e mortes, num só amor e na mesma união. A escola se localiza em uma região com alto índice de periculosidade. A caminhada foi um sucesso e foi colocada como uma ação que se repetirá todos os anos, para que possamos agregar a escola, família e comunidade. Como um desafio recente cabe a nossa comunidade educativa a conscientização de que o conceito Paz deve ser trabalhado em comum acordo com todos os segmentos de nossa sociedade, não apenas na escola. Pensar no papel educativo como símbolo de resistência e mobilização comunitária, o movimento teve início quando a diretora da unidade de ensino, Simonia Spada, convidou a outros setores sociais, pedindo fim da violência, sendo que a Associação de Moradores, teve uma participação significativa na realização da Caminhada da Paz.

A educação é responsabilidade não somente da escola, mas de toda a comunidade. Respeitar as vozes das crianças e de adolescentes que dela fazem parte, debatendo temas relacionados à cultura e a paz, refletir conscientemente sobre a necessidade de uma formação política e cidadã é o papel de nossa escola e de todos que dela fazem parte.



Tarefa 06 - Ano novo nova caminhada

Com o objetivo de rever nossos desafios e sucessos e apresentar o que aprimoramos, apresentaremos um pouco da nossa caminhada de 2014.

Festa Junina

A festa junina realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Altair Siqueira Costa teve como objetivo aprimorar o estudo sobre a diversidade do nosso folclore brasileiro, através da representação das comidas típicas pertinentes a cada região brasileira, as músicas regionais e apresentações diversas.

Sabendo da importância do ano de 2014 para o nosso país, pois este sediou um dos mais importantes eventos do Futebol Mundial, que foi a Copa do Mundo, logicamente que este tema vigorou em nossa Festa Junina, tendo uma ênfase e relevância deste assunto, através das danças típicas ensaiadas pelas professoras do Ensino Fundamental I, professores caracterizados através da roupa típica do evento esportivo mundial, com a camisa amarela, com a finalidade de representar a seleção brasileira.

Dia do Professor

Homenagear o professor, confraternizar com ele e propiciar momentos de união foi o nosso desafio de 2014.

Dia das Crianças

O dia das crianças foi um sucesso, muita comilança, muitas brincadeiras e muita diversão, as crianças foram homenageadas e presenteadas.



PARABÉNS pessoal, excelente caminhada 2014!


Nenhum comentário: