sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Escola Oswaldo Sammartino finaliza a gincana

A Escola Estadual Oswaldo Sammartino, de Jandira, enviou as últimas tarefas.

Tarefa 3 - As praças

No dia 03 de outubro  de 2014, os reporteens Angela, Alan Barto, Breno, Cleiton, Mayara e Jackson se reuniram com a coordenadora pedagógica da Escola Oswaldo Sammartino para desenvolver a tarefa de número 3 "Revitalizando uma praça". Como a escola não está perto de nenhuma praça, ficou então acordado a revitalização de um ambiente escolar, no caso, o jardim de inverno.

A coordenadora do Ensino Médio, Thais Cristina, ficou responsável pela elaboração do ofício e por encaminhá-lo para o Gabinete do Prefeito do Município de Jandira.

Terminados os trâmites, deu-se início a revitalização, que começou no mês de novembro e contou com a colaboração dos alunos dos nonos anos A, B e C e do segundos anos A, B e C do Ensino Médio que se disponibilizaram a ajudar fora do horário de aula.



Tarefa 4 - A história coletiva

No dia 18 de novembro de 2014, os reporteens, juntamente com os pilares, entrevistaram a professora Lenita, que foi e é importante para a escola Oswaldo Sammartino por ter desempenhado durante muitos anos a função de coordenadora pedagógica. Nos dias atuais a docente trabalha dando aulas de História, Geografia e Sociologia para o Fundamental II.
Durante a entrevista, a professora Lenita ofertou informações sobre o surgimento da escola e o desempenho da mesma ao longo dos anos, algo que pode ser conferido através do vídeo gravado no dia 18.




Tarefa 5 - Inversão de papéis

No dia 24 de novembro de 2014 foi realizada a tarefa de número 5, "Inversão de Papéis", onde houve a troca de função, ou seja, os professores exerceram a atividade da merendeira, os alunos do terceiro ano ministraram uma aula, a coordenação e a direção atuaram como alunos.





Tarefa 6 - A sabedoria dos pais e/ou responsáveis

No dia 06 de novembro de 2014, realizou-se na escola Oswaldo Sammartino a tarefa "A sabedoria dos pais e/ou responsáveis". A reporteen Angela, juntamente com os estagiários do Programa Escola da Família, ofertou uma oficina de crochê e a professora Ivete ensinou aos presentes como aplicar bordado em toalhas de rosto.






Tarefa 7 - Cozinhando na escola

No dia 07 de novembro de 2014,  a escola participou da etapa da Gincana do Rede Escolaí, Cozinhando na Escola.

Para a atividade tivemos a participação da aluna Bianca Nunes como cozinheira e da professora Thais Verzola que explicou o que é um texto injuntivo-prescritivo e caracterizou o gênero textual receita culinária.

A receita escolhida foi uma salada de frutas, feita em sala, juntamente com os alunos do primeiro ano do Ensino Médio.



Reporteen: Lorraine

Tarefa 8 - Saber fazer voluntário

Para realizar a tarefa 8, "Saber voluntário", foram realizadas entrevistas com diversos alunos e como resultado obtivemos dois voluntários, o pai da reporteen Angela Alice Torquato e o pai da aluna Izaura Gomes do segundo ano b do Ensino Médio.

Além dos dois pais, para a realização das etapas da gincana, a escola também contou com o auxílio dos funcionários Ivete dos Santos Coimbra, Ivan Higino Oliveira, Mercedes Felipow, Gislene Almeida Nogueir, Thais Verzola, Ernani e o Dinho.

Para a etapa da revitalização da praça (jardim de inverno) tivemos a colaboração do pai da aluna Ester T. Andrade que doou as plantas para a escola e do assessor do Gabinete do Prefeito que nos ajudou com o que foi pedido mediante ofício elaborado pela unidade escolar.




Tarefa 9 - Plano de ação

No dia 01 de dezembro de 2014, a escola realizou uma reunião para planejar as ações para o ano de 2015 e finalizar a gincana do Programa Rede Escolaí.

O evento contou com a presença dos reporteens, da coordenadora Thais Cristina e dos pilares Thais Verzola e Ivete Coimbra.

Em 2015, a escola procurará envolver mais a comunidade em suas ações aproveitando a sabedoria dos voluntários conquistados ao longo da etapa 1 da gincana.





PARABÉNS pelos trabalhos, pessoal!


Nenhum comentário: