terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Voluntários também ensinam na Escola Maria Veloso Calmon



A Professora Josela Santos, diretora da EMEIEF Maria Veloso Calmon, de Guarapari, nos enviou as tarefas que faltavam para completar o percurso I da gincana.

Tarefa 01 -  Semeando o saber

No dia 22/09 houve uma palestra sobre a Cartilha do Adolescente, que teve como oradoras a professora e assistente social Monique e a pedagoga Luzinete que trabalha na APAE.

A palestra teve como alvo os alunos do 7º ao 9 º ano. Os temas abordados fizeram com que os alunos se interessassem e interagissem, o que foi de extrema valia. Alguns dos temas abordados foram: cultivar boas relações, pensar e projetar o futuro, buscar a realização pessoal, respeito ao próximo, superação, trabalho, entre outros. 

O resultado foi bastante positivo, pois oportunizou um diálogo mais aberto e dentro do contexto da realidade dos alunos.





Tarefa 06 - A sabedoria dos pais e/ ou responsáveis

O voluntariado, além de ser bom para escola, traz uma grande aprendizagem, pois cada habilidade ensinada agrega ainda mais valor na vida de quem participa e aprende.

A senhora Poliana Mombrini se ofereceu para vir à escola aos sábados e ensinar aos alunos e pais alguns dos seus dotes culinários, fazendo assim uma socialização entre todos. O professor Carlos Miranda também veio com sua contribuição: aferiu a pressão e falou sobre os cuidados com a saúde. Além de uma aula animada de alongamento, a senhora Julia Antunes, nos proporcionou uma aula animada de artes marciais que trabalhou os limites do corpo, coordenação motora e respeito ao próximo. O professor e mestre de capoeira Cota também nos agregou com seus ensinamentos sobre a capoeira, sua história e o quanto é importante para a socialização e saúde. A senhora Cristina de Freitas nos presenteou com uma aula de artesanato e cultura e o senhor Erick Rabelo ensinou um pouco sobre percussão e como uma aula de música pode ser divertida e especial. Cada um com seu dom e sabedoria nos proporcionou momentos de grandes conhecimentos e de extrema valia.




Tarefa 8 – Saber Voluntário

Foi realizada uma entrevista com pais, comunidade e funcionários, onde foi questionado quem queria ser um voluntário da escola. Foi feita uma ficha de cadastro e para nossa felicidade o número de pessoas que se disponibilizaram a serem voluntárias foi muito bom.

Um desses voluntários é o Sr. José Pedro Nascimento que é membro da comunidade onde a escola está inserida. Ele é músico e se prontificou a ajudar sempre que tiver apresentações culturais ou algo do gênero. É muito bom saber que podemos contar com a boa vontade e generosidade das pessoas, pois como disse o grande pacifista indiano Gandhi: "A força não provém da capacidade física, provém de uma vontade indomável de ajudar o próximo."



Tarefa - 09 - Plano de Ação Pedagógica 2015

            A equipe pedagógica e professores reuniram-se para refletir sobre a prática pedagógica e como intervir para alcançar melhores resultados.  Assim, estabeleceram metas com ações que envolvessem também outros profissionais da educação como:


  • Espaço e tempo escolar : Organização da prática pedagógica;
  • Formação continuada de Docentes;
  • Retomar os indicadores da escola considerando os resultados de desempenho    escolar especialmente nos anos anteriores em avaliações como IDEB e Provinha Brasil;
  • Identificação e planejamento para o  atendimento  às  dificuldades  de  aprendizagem e atraso escolar;
  • Acompanhar o trabalho pedagógico desenvolvido pelos professores de forma individualizada e coletiva, mediante supervisão do planejamento curricular;
  • Incentivar e assessorar o professor na seleção e aplicação de  recursos didático-metodológicos para o ensino e aprendizagem dos conteúdos propostos;
  • Criar banco de atividades  para eventuais necessidades;
  • Supervisionar o trabalho do coordenador do Programa Mais Educação mediante planejamento e  acompanhamento de atividades na escola;
  • Acompanhar e incentivar o desenvolvimento e a execução de projetos culturais na unidade de ensino;
  • Planejar em conjunto com o corpo Docente da escola intervenções aos problemas levantados em conselho de classe;
  • Projeto de leitura para todos os alunos;
  • Trabalho  com música;
Equipe Escolar




PARABÉNS pela excelente trajetória, pessoal!



Nenhum comentário: