domingo, 29 de novembro de 2015

Expressar, compartilhar e refletir uma cultura de paz


A Escola Estadual Antonieta Borges Alves, de Diadema, encerrou o percurso III da gincana. Os professores Cristiano Leme, de Filosofia e Elzi Claudia Silva, de Sociologia,  desenvolveram com os alunos do Ensino Médio as cinco tarefas do percurso cujos temas propiciaram se expressarem, incentivando a reflexão. Abaixo, seus relatos e demais registros das tarefas.

Tarefa 1 - Cultura de paz

Para trabalhar o tema “Cultura de Paz”, os alunos desenvolveram atividades relacionadas às mais diversas formas de violência.  Foram apresentados teatros, vídeos e cartazes sobre os seguintes temas: violência  contra o negro e sua cultura, violência contra a mulher, violência contra a criança e o adolescente, violência urbana e violência contra o homossexualismo. A intenção era levar a comunidade escolar à reflexão de que só é possível pensar em “Cultura de Paz”, combatendo todas as formas de violência que se encontram enraizadas em nossa sociedade.





Tarefa 2 - Comunicação

A partir das atividades apresentadas sobre “Cultura de Paz”, foi montado um painel fotográfico e informativo com os registros das apresentações. Com a exposição das fotografias os outros períodos da escola puderam visualizar e compreender a proposta do tema.




Tarefa 3 - Sucesso na escola 

Após as apresentações sobre os diversos tipos de violência, um aluno do 3º ano do EM fez um rap inspirado nos trabalhos apresentados.




Tarefa 4 - Voluntariado

No primeiro momento foram arrecadados na escola pelos alunos doações de roupas, cobertor e calçados para que fossem logo enviados e distribuídos aos moradores de rua. No segundo momento foi realizada visita aos moradores de rua junto com uma ONG onde foram servidas marmitas que são recebidas em um espaço da ONG que presta assistência a esses moradores.

Esse trabalho tornou-se enriquecedor para os alunos, segundo relatos dos mesmos, eles começaram a olhar com outros olhos a situação dos moradores de ruas e despertaram interesse em continuar ajudando, mantendo o contato com a ONG responsável.




Tarefa 5 - Arte e Cultura

Foram apresentados teatros, vídeos e cartazes sobre os seguintes temas: violência contra o negro e sua cultura, violência contra a mulher, violência contra a criança e o adolescente, violência urbana e violência contra o homossexualismo. A intenção era levar a comunidade escolar à reflexão de que só é possível pensar em “Cultura de Paz”, combatendo todas as formas  de violência que se encontram enraizadas em nossa sociedade.






Vocês proporcionaram uma importante reflexão a todos!
PARABÉNS, pessoal.

Nenhum comentário: