terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Escola Bibliotecária Maria Antonieta Ferraz completou as tarefas



A Escola Estadual Bibliotecária Maria Antonieta Ferraz terminou o percurso II da gincana. A  Jocélia Viana Borges, vice diretora da escola e os professores Paulo Rodrigues da Silva e Gersivania Brito Pais enviaram os relatos e demais registros das tarefas.

Tarefa 1 - Nossa escola tem parceiros

Convidamos os membros do CJ -  Centro da Juventude -  para traçarmos as ações artísticas, os ensaios, as apresentações e os momentos de  conscientização sobre a importância da parceria. Participaram 200 alunos, 06 professores, 04 funcionários, 03 familiares e 11 voluntários.




É sempre uma satisfação muito grande trabalhar com os jovens, esclarecendo e tirando dúvidas.
Participante Neide Pereira

  É maravilhoso poder participar de um projeto dessa MAGNITUDE.
 Voluntário Geraldo Silva

 Eu amo o que faço e esse projeto é lindo e vem de encontro com todo encantamento  que proponho     ao meu aluno.
Professora Patrícia Tavares

Tarefa 2 - Juventude presente

Cada professor com sua turma fez a releitura da obra o “Pequeno Príncipe”- todas as disciplinas. A metodologia utilizada foi o uso de trechos do livro, de modo que o aluno pôde perceber as diversas possibilidades, olhares e abordagens dentro de um mesmo texto.

A tarefa veio de encontro com as nossas ações e a nossa proposta pedagógica.  A execução foi bem tranquila e todos os alunos participaram com êxito.



É sempre uma satisfação contribuir com a educação de jovens.
  Participante Adilson dos Reis

Eu percebo a felicidade nos olhos dos alunos e o quanto ficam maravilhados com a leitura.
Professora Patrícia Tavares

         
Tarefa 3 - A família aprendiz

Convidamos alguns pais que pararam de estudar anos  anteriores na adolescência ou em outros momentos de suas vidas e fizemos o convite de retorno aos estudos. Fizemos um discurso motivador falando do mercado de trabalho e novas oportunidades que a retomada aos estudos proporcionariam.

A execução da tarefa foi enriquecedora para todos os envolvidos: pais, alunos, professores e voluntários.


           
É tão maravilhoso voltar a estudar, compartilhar saberes depois de tanto tempo.
Aluna Nathalia Yachstet

Tarefa 4 - Ensinar é arte

Convidamos os alunos para eleger as fotos que fariam parte do FANZINE – os próprios alunos fizeram o movimento de escolha.

Os professores proporcionaram momentos de pleno deleite artístico para os alunos e no desenvolver dessas atividades os alunos foram selecionando as cenas a serem fotografadas.

A atividade foi realizada com êxito e também veio de encontro com as ações já desenvolvidas na Unidade Escolar (pinturas em tela, Fanzine, murais etc.).

Participaram 250 alunos, 08 professores, 04 funcionários, 02 familiares e 03 voluntários. Ocorreu em 30 de novembro.




A arte está presente em tudo e trabalhar atividades artísticas com a EJA é enriquecedor.
Participante Fatima Lopes

Tarefa 5 - Nosso maior gol    
                 
A  tarefa foi realizada com sucesso, porém o projeto teve vários desdobramentos. A Professora Patricia Tavares fez uma apresentação para os alunos dos 6º anos; a Professora Cleusa, de Química, realizou uma atividade no laboratório com os alunos – oficina de sabonetes em formato de rosas; a Professora Rosiane Quintão trabalhou  aspectos da obra Malícia – astúcia da Raposa.

A realização da tarefa foi desmembrada em várias partes de modo que cada professor ficou responsável por uma parte especifica. A finalização de todos os desdobramentos será dia 27/11/15.


Tarefa 6 - Ano novo, nova caminhada

Em um dos momento de reunião com os professores - ATPC - realizamos esta tarefa com um diálogo (escuta ativa) no qual todos tiveram a oportunidade de contribuir com suas ideias de ações para 2016.

Os professores ficaram empolgados com essas ideias, com a possibilidade da retomada dos projetos 2015, cuja finalidade é aprimorar e ajustar o que não deu certo no decorrer deste ano letivo, e também inovar.


 2016 será bem melhor... Nossas tarefas terão êxito total!
Professor Paulo Nicolau

Diálogo e muito trabalho!
PARABÉNS, pessoal.



Nenhum comentário: