sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Escola Rosa Simões encerra o programa 2015


A Professora  Jolianny da Penha Fernandes da EMEF Rosa Simões de Almeida, de Guarapari, enviou as tarefas do Percurso I.   
  
Tarefa 1 - Semeando o saber

No dia 11 de novembro reunimos quatro alunos do galera Falaí e fomos até a creche CEMEI Doralice Gaio Alves semear os conhecimentos de duas cartilhas. Falamos para os professores sobre Dez atitudes dos pais que favorecem o sucesso dos filhos na sala de aula e na vida e como não poderia deixar de ser, valorizamos a profissão do professor semeando os conhecimentos da cartilha Uma profissão muito especial. As professoras gostaram muito, se interessaram pelo programa e adoraram a mensagem deixada pelos alunos.






Tarefa 2 - Nosso projeto educativo

Para cumprir essa tarefa aproveitamos uma reunião de pais feita pela professora Arlete Correa, no início do terceiro trimestre. A professora faz reuniões durante todo o ano com os pais de alguns alunos e pelo menos no início de cada trimestre com todos os pais, o que aumenta cada vez mais a parceria escola família e gera bons resultados no educando.

Graças a essa postura da professora, a família é bem presente na turma do 5º ano C, e nessa reunião todos os alunos tiveram pelo menos um representante da família. A professora pôde relembrar projetos e estratégias da escola e da sala que abordou e trabalhou durante esse ano, firmar parcerias com os pais (abordando o trabalho voluntário feito por uma mãe na “tarefa 6”), falar sobre estratégias a serem abordadas nessa reta final e pontuar atitudes positivas que a família tomou e que devem continuar nos próximos anos independente de qual seja o professor.

Além desse encontro bastante proveitoso os pais se deliciaram com um café da manhã.

A reunião ocorreu em 09 de outubro. No início do ano ainda não tínhamos aderido ao Programa Rede Escolaí, por isso aproveitamos essa reunião. Participaram 25 alunos, 01 professora e 25 familiares.





Tarefa 3 - As praças

Na ausência de praça no bairro e pelo motivo do Dia da Árvore, escolhemos uma árvore para cuidar. Limpamos ao seu redor, tiramos folhas verdes, a enfeitamos e plantamos plantas medicinais.

A tarefa foi desenvolvida com os alunos da turma do 5º ano B, da professora Fabiana. Os alunos adoraram a atividade e se divertiram bastante cuidando do meio ambiente.

Foi no dia  21 de setembro com a participação de 20 alunos em um terreno fora da escola.





Tarefa 4 - A história coletiva

Os dois representantes da galera Falaí do 5º ano C juntamente com toda turma, entrevistou a professora Benilda Cristovão (atual diretora da escola José Antonio de Miranda). Ela é moradora da comunidade escolar (Bairro Jabaraí), aposentou na nossa escola. Seus familiares professores também já atuaram aqui e sua mãe, Dona Lourdes, se aposentou como merendeira.

Ela nos contou que a Dona Rosa Simões (a patrona) foi uma das primeiras professoras da nossa escola, esposa do prefeito Epaminondas de Almeida, que pertencia a uma família tradicional e elitizada do município, conhecidos e respeitados até os dias de hoje, tendo como referência familiar o cartório Da Tina e do Sr Rubinho.

A escola tem aproximadamente 42 anos, uma de suas primeiras serventes foi Dona Iraci Turi (mãe da atual diretora Sonia Turi).

Uma observação é que antigamente a comunidade preservava melhor o prédio da escola, que não tinha muros ao redor.






Tarefa 6- A sabedoria dos pais e/ou responsáveis

Oficina de Origami

Para cumprir a tarefa 6 do Programa Escolaí que consiste em convidar um pai ou responsável para para ensinar algo que saiba fazer, a Professora Arlete do 5º ano C convidou a Dona Marlene, mãe da aluna Maria Luiza, para realizar uma oficina de origami.

Nessa aula os alunos aprenderam diversas formas possíveis de fazer com papel. A oficina foi bem animada e os alunos adoraram.

A oficina aconteceu em 06 de outubro. Participaram 23 alunos.




Tarefa 7 - Cozinhando na escola

A professora de Matemática, Cristina, aproveitou a proposta trazida por esta tarefa para trabalhar fração e unidades de medidas confeccionando um pizza. Com a turma do 6º ano B e a ajuda da ASE Noelia, trouxe esses temas ao mesmo tempo em que eles preparavam a pizza. Todos ajudaram. Os alunos revezaram com as tarefas de cortar os alimentos, a tia Noelia preparou a massa e a professora explicava utilizando os ingredientes utilizados e lançava desafios com perguntas envolvendo as quatro operações.

Essa tarefa aconteceu em 24 de setembro no refeitório com a participação de 26 alunos e 04 funcionárias.





Tarefa 8 – Saber fazer Voluntário

No dia 16 de novembro saímos entrevistando e fazendo vários voluntários nas redondezas da escola, perguntamos nomes, profissões, algumas atividades que eles saibam fazer que possam ajudar voluntariamente na escola e fotografamos.

O trabalho foi muito interessante porque pudemos ver o que as pessoas poderiam fazer na escola. E alguns também falaram o que eles poderiam fazer para melhorar a escola.

Segue abaixo a lista dos entrevistados:

- Maria das Graças - Trabalha em casa.
Aconselhar os pais a serem mais presentes; fazer uma festa para poder arrecadar dinheiro para a escola.

- Maria da Penha Gonçalves de Jesus - Professora.
Dar aulas de reforço.

- Luziane Dos Santos Savernini -Auxiliar de S.E.
Costurar e fazer Artesanato.

- Fabiana Bueno Mota - Professora.
Incentivar os pais a ensinarem os filhos a serem mais responsáveis e comprometidos com as atividades.

- Sandra Marques Dos Santos - Acompanhante e vendedora.
Ajudaria a cozinhar e a capinar.

- Hozana - Balconista.
Ajudaria na limpeza da escola.

- Walter Bezerra - Professor de Ed. Física.
Se dedicar ainda mais na disciplina dos alunos.

- Israel - Professor de Ed. Fisica.
Faria uma competição e um torneio.



Tarefa 9 - Plano de Ação

Aproximadamente na metade do ano quando aderimos ao programa, foi feita uma reunião com todos os professores para entre outros assuntos apresentar e decidir sobre a proposta do programa e como a comunidade educativa iria se envolver para ajudar.

No fim do ano, agora com todas as tarefas cumpridas, reunimos todos os alunos da galera Falaí para executar a nona tarefa. Em uma conversa séria e ao mesmo tempo descontraída, relembramos todos os momentos que nos reunimos para cumprir alguma tarefa, das oficinas feitas, dos obstáculos ultrapassados, das falhas e dos êxitos. Firmamos o compromisso com os alunos que quiseram continuar com essa missão no próximo ano, para que mesmo que sejam outros coordenadores, levem a sério e tenham responsabilidade com o cumprimento das tarefas.

Foi muito bom participar desse programa, a galera Falaí e também os Apoiaí adoraram essa experiência.







Muito boa trajetória!

PARABÉNS pessoal.

Nenhum comentário: