segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Parceria entre alunos dá resultado


A EMEF Valeriana Rosa Cesar, de Serra, desenvolveu o percurso II. A Professora Alice Norma Winkelmann enviou as tarefas abaixo:

Tarefa 3 - A família aprendiz

Na comunidade de Nova Almeida, onde nossa escola está inserida, os alunos pesquisaram junto com os voluntários e não encontraram quem não soubesse ler ou escrever, deve ser por vergonha, ou pelas facilidades atuais, realmente todos tiveram acesso à escola.

Isso gerou dificuldade para a realização da tarefa, mas numa reunião os próprios  Falaí tiveram uma feliz ideia. Por que não fazer isso com os alunos que apresentam dificuldade em alguma matéria? Os mesmos juntamente com a pedagoga elaboraram um plano de parceria. Foram sinalizados os alunos com dificuldades em Língua Portuguesa e Matemática e os que apresentavam mais facilidade e relacionados.

O passo seguinte foi conversar com os alunos e formar "pares de ajuda" e assim foi criada uma parceria entre alunos que se ajudam na própria sala de aula.

Mas para não ficar restrito à sala de aula, também foi criado grupo de alunos com seis alunos cada, com a participação de voluntários que agendavam turmas e horários antes e após a aula e durante 30 a 60 minutos tiravam dúvidas na aprendizagem dos alunos.

Os alunos gostaram, dúvidas foram tiradas o que melhorou a aprendizagem deles. Esse projeto foi realizado de 05 de outubro a 06 de novembro atendendo três vezes na semana. Foram atendidos 12 alunos de cada classe: 6º ano B, 6º ano C e 7º ano D.

Os pares ainda se mantêm em sala de aula, o que resulta em maior interesse aos que apresentam alguma dificuldade.

Tarefa 4 - Ensinar é arte

Após a oficina de Leitura e Escrita foi designado um dia para diversas apresentações. Com a ajuda dos professores e funcionários os alunos apresentaram suas criações para toda a escola: coreografia, canto, teatro, jogos etc.

Maior sucesso foram os raps criados pelos alunos, a encenação de Dezessete e setecentos e as declamações. Houve ainda uma aluna que cantou Believe in me de Demi Lovato. Outra que coreografou uma música gospel.

Participaram 120 alunos, 03 professores, 03 funcionários, 03 familiares e 02 voluntários.

Siga o link abaixo e veja os poemas, músicas e composições apresentadas
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Tarefa 5 - Nosso maior gol

No ano de 2015, não foi difícil eleger nosso maior gol! Tivemos um envolvimento muito maior do que no ano anterior.

 Os alunos, professores, demais funcionários e o número de voluntários, demonstrou que nosso maior gol foi o envolvimento da equipe.

Nossas atividades fluíram mais facilmente. As tarefas parecem ter se tornado realizáveis, pois antes, tudo era mais difícil. A equipe de professores também muito nos ajudou.

O professor de História tem feito um trabalho diferenciado, inclusive, com atividades manuais de maquetes, bonecos representativos, filmes e debates.

No dia 20 de novembro encerraremos nossos trabalhos realizando atividades voltadas para a Lei 10639/2003, na qual os professores devem ressaltar em sala de aula a cultura afro-brasileira como constituinte e formadora da sociedade brasileira, valorizando a raça negra e considerando, os negros africanos, como sujeitos históricos.

Considerando o pensamento e as idéias de importantes intelectuais negros brasileiros, a cultura (música, culinária, dança) e as religiões de matrizes africanas, sobre a cultura afro brasileira, nosso professor enfatizou muito a questão religiosa africana com o sincretismo da religião católica, levando os alunos à construção de bonecos comparativos e suas características, permitindo que houvesse aprendizagem de forma diferenciada.

A professora de Língua Portuguesa trabalhou com os alunos, a música da Sandra de Sá “Olhos Coloridos” e as palavras de origem africana inseridas na Língua Portuguesa, além da leitura do texto “A influência dos dialetos africanos no português falado no Brasil”.

A Professora de Inglês trabalhou a questão da sinestésica corporal, através da dança.

Na disciplina de Educação física, foram desenvolvidas atividades de capoeira e confecção de jogos como o tabuleiro de mancala, feito com caixa de ovos.

A professora de Ciências trabalhou o reaproveitamento de alimentos e para o encerramento será servido a todos as guloseimas por eles preparadas.

Diante dos estudos realizados e da aprendizagem alcançada, uma aluna elaborou um discurso sobre o preconceito racial.

Neste dia, foram convidadas as famílias dos estudantes, para juntos dividirmos os resultados dos trabalhos realizados.


Muito empenho e dedicação!
PARABÉNS pessoal.


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