quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Parcerias ajudam a construir


As últimas tarefas foram entregues pela EMEF Darcy Ribeiro, de Guarapari, que desenvolveu pela segunda vez o percurso II. A Professora Valéria da Silva Miranda enviou os relatos e os demais registros das tarefas:

Tarefa 1 - Nossa Escola tem parceiros      
 
Foi desenvolvida de agosto a novembro na escola e explanado na Feira de Ciências, Tecnologia e Inovação no SESC. Participaram 300 alunos e 04 voluntários.   
   
Com a colaboração de todos os alunos e da comunidade foi implantado um coletor de resíduos sólidos - reciclômetro - nas dependências da escola para promover a coleta seletiva. Os próprios alunos fizeram palestras e distribuíram conteúdos/panfletos em todas as salas de aula sobre quais materiais são recicláveis e qual tempo de decomposição de cada material na natureza.

O projeto teve a parceria, além da comunidade escolar, também da SEMED, do IFES e de uma madeireira de Alfredo Chaves que doou o material para a construção do reciclômetro. Os alunos continuam realizando as palestras de conscientização e incentivando para que os demais alunos colaborem com os resíduos sólidos. Haverá ainda um dia culminante para que todas as comunidades vizinhas participem na coleta seletiva, com a participação da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Guarapari.









Tarefa 3 - A família aprendiz

A tarefa aconteceu em maio e participaram 150 alunos. Através do projeto de leitura e escrita desenvolvido na biblioteca da escola, os pais dos alunos, que já estudam nesta escola, foram incentivados a continuarem com seus estudos e rematricularem-se para o próximo semestre que vai de agosto a dezembro.

A EJA da Escola “Darcy Ribeiro” vem buscando desenvolver a leitura e  escrita através de atividades diferenciadas, explorando os diferentes espaços  de aprendizagem, onde o aluno possa ampliar as possibilidades de ação no  mundo, promovendo a cidadania. Dessa forma, eles são incentivados a continuarem com a sua formação.





Tarefa 5 - Nosso maior gol


Tarefa 6- Ano novo, nova caminhada

O projeto estruturado pretende recuperar a trajetória dos alunos do 6º ano em situação de defasagem idade/série buscando alternativa pedagógica fundamentada em aprendizagens significativas, garantindo a construção de competências e a estimulação de habilidades fortalecendo a autoestima do aluno.

 O projeto foi elaborado pelos pedagogos em parceria com os professores  envolvidos, prevendo as metas a serem atingidas, o cronograma e as  responsabilidades de cada um. A avaliação dos alunos dos 6º anos deve ser a mais ampla possível. Provas específicas elaboradas com base nos conteúdos trabalhados em sala de aula, elaboração de trabalhos em grupo, relatórios de passeios de estudos (empresas, parques, museus e demais visitações), e acompanhamento de atitudes importantes para o desenvolvimento do perfil do estudante, em que são avaliados o cuidado com os materiais, a participação nas aulas, a presença e outros comportamentos.


Com empenho se tem resultados!
PARABÉNS, pessoal.

Nenhum comentário: