quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Prazer em aprender e ensinar


A EMEF Adalgiza Fernandes Marvilla, Guarapari, concluiu o primeiro percurso da gincana. As professoras Alice de Jesus de Almeida,  Danieli Schinaider Mantovaneli, Fabiana Ferreira Lana Senna, Juliana da Silva Pinto Lagoeiro e Suzana Sant'anna Almeida de Souza fizeram os relatos e enviaram as fotos das últimas tarefas realizadas.  

Tarefa 1 - Semeando o Saber

Em sala, os alunos confeccionaram cartilhas com a ajuda das professoras. O tema focado foi família (Direitos e Deveres). No dia 04 de novembro, havia na escola, pais fazendo rematrícula de seus filhos. Os alunos fizeram então, a distribuição das cartilhas. Alguns alunos do 1º ano leram e explicaram para os pais sobre a cartilha Atitudes dos pais que favorecem o sucesso dos filhos na sala de aula e na vida.



Tarefa 3 - As praças  


No programa Mais Educação tem uma oficina chamada Horta e Meio Ambiente. Nesta oficina, os alunos cuidam da área verde da escola, tanto na horta, quanto no paisagismo . As mudas são doadas pelos pais dos alunos e comunidade escolar, tendo um monitor que diariamente organiza as atividades. Uma delas foi a de reaproveitar os pneus dos lixos, borracharias e dos próprios funcionários da escola. Elaboramos o projeto e colocamos em prática. Os pneus foram pintados e nossa escola ficou mais colorida e ainda cuidamos do meio ambiente.








A escola estava sem vida , sem cor.
 Agora nossa escola ficou mais agradável e com cores da alegria!

Aluna do 3º ano Lorrayne Helen , 09 anos.




Tarefa 4 - A História Coletiva

Uma ex-funcionária da escola, que era filha do senhor que doou na época o terreno onde era a escola, relatou a história da mesma para mim (uma vez que a mesma morava longe e não podia vir pessoalmente a escola). Depois eu contei para os alunos e em seguida cada criança registrou em forma de desenho como era a escola da época.

As crianças ficaram felizes por estarem conhecendo um pouco da história da Escola Adalgiza Fernandes Marvilla. Os mesmos não conheciam e como é uma turma de 1º ano, tiveram sua participação ilustrando a história cada um de sua maneira. 

Teve criança que comentou que a escolinha de antes é hoje a creche, mas reformada. Não é igual a da história. 






Tarefa 5 - Inversão de Papéis


No primeiro momento, o professor de Educação Física, deixou de lado o apito e a bola e operou a chapa montada na escola para fazer deliciosos hambúrgueres para as crianças. No segundo momento,  a diretora e a professora de Letramento fizeram a troca de papéis, onde a diretora ministrou um trabalho em grupo, de texto fatiado sobre o dicionário, e a professora foi até a sala da direção para orientar os pais sobre a rematrícula das crianças.

No terceiro momento, a professora do primeiro ano deixou a sala de aula e assumiu a cozinha, servindo o lanche para as crianças do Mais Educação.

Foi uma experiência enriquecedora para os envolvidos que vivenciaram como cada função tem o seu valor, suas dificuldades. Os alunos ficaram empolgados de ter a diretora como sua professora por um dia.







Tarefa 8 - Saber Fazer Voluntário

Convidamos uma equipe voluntária para atender as necessidades dos alunos, promovendo uma ação social com corte de cabelo e maquiagem. Foi no dia 15 de outubro.

A ação foi produtiva, pois vimos a alegria dos alunos em estar participando de atividades diferenciadas no espaço escolar. 





TAREFA 9 - PLANO DE AÇÃO

Em reunião foram traçadas as ações para o ano de 2016. Depois o 4º ano foi dividido em 3 grupos para fazerem os cartazes com divulgação das ações.

Depois de dividido os grupos, os participantes fizeram os cartazes para a divulgação, mas, antes discutimos se poderia ser acrescentado mais itens e eles deram mais opiniões que foi acatada por todos.




Ficha da tarefa 9




Um percurso criativo!

PARABÉNS, pessoal.





Nenhum comentário: